• Lucas Almeida

5 filmes baseados em quadrinhos que ganharam o Oscar


Após a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciar os indicados ao Oscar 2020. Entre os destaques da premiação, está “Joker” (Todd Phillips). Filme que lidera o prêmio com 11 indicações, tendo Joaquin Phoenix na disputa pela melhor atuação e Todd Phillips na categoria de melhor direção e filme.


Analisando o reconhecimento da academia em ter um filme baseado em quadrinhos, com mais indicações ao Oscar 2020 e com boa chance de ganhar em várias categorias. Vamos relembrar 5 vitórias mais marcantes de filmes de super-heróis no Oscar.


1 - SUPERMAN - O FILME

“É um avião? Um pássaro? não! É o Superman!”

Em 1978, “Superman – o filme”, foi considerado um marco no cinema, sendo que até hoje a interpretação de Christopher Reeve é eleita pela maioria dos fãs a versão definitiva. Ou seja, o ator trouxe a essência de Clark Kent e do Superman, que outras versões do herói jamais conseguiram. Com efeitos visuais muito bem realizados para época, a obra de Richard Donner recebeu indicações a melhor som, melhor trilha sonora e melhor edição, levando o prêmio de melhor efeitos visuais do Oscar de 1979.


2 – Batman

Eu sou o Batman

Filme dirigido por ninguém menos que Tim Burton, teve sua estreia nos cinemas em 1989 e até hoje é considerada uma das melhores adaptações em quadrinhos do morcegão. Isso se deve, principalmente pela Gotham City criada pelo diretor. Burton, adotou o estilo sombrio e gótico, desde a construção da cidade, visual dos personagens e sua direção de arte. Dessa forma, mesmo com apenas uma indicação ao Oscar de 1990, a obra levou o prêmio de melhor direção de Arte.


3 - Homem-Aranha 2

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.”

O primeiro filme do “cabeça de teia” já era sucesso absoluto de público e crítica. Obra dirigido por Sam Raimi e estrelado por Tobey Maguire, ganhou o coração de todos e 2 anos após o primeiro filme, é lançado a sequência do longa. Novamente o filme é recebido muito bem pela crítica, principalmente pela evolução de seus efeitos visuais, dando a ele o prêmio dessa mesma categoria no Oscar de 2005.


4 - Batman - Cavaleiro das Trevas

"why so serious?"

A sequência de “Batman Begins” dirigido por Christopher Nolan, foi incrivelmente bem recebida pelos críticos e amantes do cinema. A volta de um dos maiores vilões de todos os tempos as telonas, sendo interpretada por um jovem em ascensão em Hollywood. Foi um tanto quanto duvidosa e cheia de críticas pelos fãs do personagem e dos quadrinhos. Porém, após o lançamento de “Batman - Cavaleiro das Trevas”, o ator Heath Ledger entregou uma das melhores atuações de todos os tempos, ao interpretar de forma estupenda o Coringa. Por isso o longa teve 8 indicações ao Oscar 2009, levando a estatueta de melhor edição de som e melhor ator coadjuvante para Ledger.


5 – Pantera Negra

“Wakanda Forever”

O filme de Ryan Coogler, foi um tiro fora da curva dentro do universo já estabelecido pelo Marvel Studios. A obra que além de mostrar a necessidade pela diversidade no cinema. O filme se tornou uma espécie de cultura, tratando também sobre questões raciais nos EUA, mas sem deixar de lado a empolgação e grandiosidade de um filme de super-herói. Com tudo isso, “Pantera Negra” teve 6 indicações ao Oscar 2019, levando os prêmios de Melhor trilha sonora, Melhor Figurino e melhor edição de Arte. Vale lembrar que o filme, foi a primeira obra baseado em quadrinhos a ser indicado a categoria de melhor filme.

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.