• Lucas Almeida

5 fatos sobre Duna que você precisa saber


Duna é uma das maiores obras literárias de ficção científica, tendo uma enorme influência dentro da cultura pop.


O romance de Frank Herbert, desde o seu lançamento, vendeu milhões de cópias ao redor do mundo. A franquia já foi adaptada tanto no cinema quanto na TV, mas nenhuma delas chamou tanta atenção como esse novo remake que está previsto para chegar no final do ano.


1 - A história original



Publicado em 1965, Duna foi escrito por Frank Herbert e até hoje é o livro mais vendido no mundo todo. A obra de Herbert é apontada por muitos como uma das mais renomadas histórias de fantasia já criadas, sendo classificada como um dos pilares do gênero de ficção científica.

A trama se passa 20 mil anos no futuro e concentra a história no jovem Paul Atreides, cuja família assume a administração do planeta deserto Arrakis, também conhecido como Duna. O planeta é a única fonte da substância mais valiosa do universo, a Melange, que permite, além de muitas outras coisas, aumentar a expectativa de vida.


2 – Livros



Após o lançamento estrondoso em 1965 de Duna, Herbert lançou mais cinco sequências da história. São elas: O Messias de Duna (1969), Os Filhos de Duna (1976), O Imperador Deus de Duna (1981), Os Hereges de Duna (1983) e As Herdeiras de Duna (1985).

Vale ressaltar que o escritor faleceu em 1986. Seu filho, Brian Herbert, junto de Kevin J. Anderson, que escreveu o spin-off para Star Wars, StarCraft, Titan A.E. e The X-Files e é co-autor de Duna, publicaram uma série de prelúdios da franquia, bem como dois que completam o original.


3 - Adaptações



A primeira adaptação de Duna ocorreu pelas mãos do aclamado diretor David Lynch. O filme chegou aos cinemas em 1984, porém, algo que ninguém esperava naquele ano, aconteceu: o filme acabou sendo um fracasso de crítica e bilheteria. O diretor sempre deixou bem claro a dificuldade que era adaptar a obra original, e além de muita intromissão do estúdio, Lynch afirmou que nunca teve de fato o interesse de comandar a produção.

Já nos anos 2000, o canal Syfy adaptou a história de Duna para o formato de série de TV. As histórias-base para a adaptação foram: O Messias de Duna e Os Filhos de Duna. O programa foi estrelado por Alec Newman, Susan Sarandon e James McAvoy, e acabou até sendo melhor recebido que o filme de 84, levando alguns prêmios do Emmy na época.


4 - Nova série de Tv



Nem mesmo foi lançado o remake para os cinemas e a WarnerMedia já encomendou uma série spin-off para seu serviço de streaming, a HBOMax. O spin-off para a TV se chamará Dune: The Sisterhood.


A série vai se concentrar em Bene Gesserit, uma misteriosa ordem de mulheres que têm habilidades extraordinárias de domínio do corpo e da mente. O episódio piloto será dirigido por Villeneuve, que escreve o roteiro ao lado de Jon Spaihts. A produção funcionará como um prequel do filme que está previsto para chegar em 2020.


5 - Diretor e elenco do novo filme



Com uma filmografia impecável, Denis Villeneuve está no comando dessa nova adaptação de Duna. O cineasta, após dirigir Blade Runner 2049 (2017), mostrou a todos o quanto adora e está preparado para grandes desafios. Além desse, Villeneuve dirigiu outros excepcionais filmes: Os Suspeitos (2013), O Homem Duplicado (2014), Sicario: Terra de Ninguém (2015) e A Chegada (2016).

Em relação ao “cast” do filme, Duna possui um elenco de respeito e de fazer inveja a qualquer produção. Com uma mescla muito boa de novos e experientes atores, o projeto conta com o ainda jovem, mas já indicado ao Oscar, Timothée Chalamet, que dará vida ao protagonista Paul Astreides. Já Oscar Isaac será o pai do garoto, Duke Leto Atreides, enquanto Rebecca Ferguson viverá a mãe de Paul, Lady Jessica.

Além deles, há no elenco Jason Momoa, Dave Bautista, Zendaya, Josh Brolin, Stellan Skarsgard, David Dastmalchian, Stephen Henderson e Javier Bardem.


O filme está previsto para chegar aos cinemas em 18 de Dezembro de 2020.


Leia também:
DUNA | Trailer oficial é divulgado
Duna na SDCC | Novos livros e adaptações em quadrinhos



Apoie o Jornalismo Cultural seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg