• Isabelle de Paula

5 dicas para adquirir o hábito de ler

Atualizado: Ago 16


O hábito da leitura sempre foi muito relativo... alguns amam, alguns detestam e outros até que gostam, mas não leem tanto quanto gostariam. E isso, inclusive, pode acontecer até com os que amam.


Há vários motivos para que isso aconteça mesmo com um leitor de coração, como falta de tempo, desorganização, desmotivação, entre outros. Portanto, venho por meio desse texto te auxiliar com 5 dicas para desenvolver ou aprimorar o hábito da leitura.


1. Opções e Rotina



É sempre bom, após o término de uma leitura, ter outro livro a seu aguardo para que, assim, ler se torne um hábito. Se fizer isso, passará a sentir falta dos livros em seu dia-a-dia quando suas opções “esgotarem” – o que vai te fazer ir sempre atrás de novas leituras e, desse modo, você estará sempre lendo.


Faça uma lista dos títulos que deseja ler para não ficar a esmo procurando suas leituras, o que pode te fazer deixar para depois ou até mesmo desistir. Independentemente de como adquira seus livros, seja comprando, locando em bibliotecas ou de outra forma, uma listinha cheia de opções vai deixar sua busca muito mais fácil.


Quanto à rotina, se você é do tipo rotineiro, já está fácil! Analise seus dias e escolha alguns para passar meia hora, uma hora ou até duas horas não fazendo outra coisa além de ler. Coloque seu celular e/ou outras formas de distração longe de seu alcance. Quando perceber, já estará no final do livro!


2. Aprenda seus gostos



Para que a leitura seja um de seus hábitos, ela precisa lhe proporcionar uma recompensa, seja a sensação de dever cumprido ou o prazer de ler um livro bom. Portanto, lhe pergunto: O que você gosta de ler? Que tipo de leitura vai agregar coisas importantes para sua vida? Descubra e faça bom proveito.


3. Você não é obrigado!



O livro escolhido não está te agradando e não é importante que você o conclua? Abandone-o e siga em frente.


Quando você se obriga a continuar uma leitura desagradável, passa a se sentir desanimado e desmotivado, perdendo a vontade de ler até livros que iriam, de fato, te satisfazer. Logo, não se sinta mal por desistir de um livro ao concluir que, para você, ele não funciona. Existem muitos outros à sua espera.


4. Não se cobre tanto



Você não precisa estar louco para ler todos os dias de sua vida. Mesmo que esteja gostando de certo livro, é possível que tenha um momento, um dia, uma semana ou até mesmo um mês em que a leitura não te agrade. Pare e tente outra vez. Não torne algo prazeroso como a leitura maçante, transformando-a desnecessariamente em uma obrigação.

E não se compare com os outros! Cada um tem suas circunstâncias e limites.


5. Pinterest



Pode parecer bobo, mas também pode funcionar!

Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos em que se podem criar diversas pastas temáticas. Há grandes chances de, ao procurar no Pinterest o nome do livro que você está lendo, achar pastas inspiradas no livro que podem te transportar para o ambiente do mesmo e motivar sua leitura.


E, caso não ache pasta nenhuma inspirada no livro, ou até mesmo se achar, você pode criar sua própria pasta temática se quiser.



Espero que essas dicas possam ajudá-los de alguma forma!


Leia também:
Seis livros contemporâneos para leituras leves


Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram. 

O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits e fake news.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.