• luizhigor250

5 dicas de livros para se ler nessa quarentena

Atualizado: Abr 23



Como a grande maioria já sabe, o mundo está um caos. Estamos passando por um momento muito delicado na história da humanidade devido à COVID-19. É recomendando que, para aqueles com o privilégio de permanecer em suas casas, por favor fiquem!


Sabemos que para muitos de vocês esse período recluso pode ser algo muito difícil de ser enfrentado, por isso muito se fala em filmes, séries ou programas para se entreter e passar o tempo. Mas já parou para pensar em fazer uma boa leitura e finalmente dar uma chance para aquele livro ?


Vivemos em um país onde o índice de leitura vem caindo a cada ano. Podemos constatar isso por uma pesquisa realizada pelo instituto Pro Livro, na qual foi levantado que o brasileiro lê em média apenas dois livros por ano. Isso é algo que temos que levar muito a sério, pois a leitura enriquece o conhecimento do indivíduo e propicia um maior domínio em debates devido à ampla margem de conhecimento.


Pensando nisso, a equipe do Otageek preparou 5 recomendações de livros para você começar a mergulhar nesse universo literário.

VILÃO (V.E SCHWAB)



Esse livro vai contar a história do Victor, começando a ser narrada na época em que o mesmo estava na universidade e conhece seu melhor amigo (na época), o Eli. Os dois vão em busca de provar que pessoas normais podem sim ter habilidades extraordinárias, porém nem tudo dá certo da forma que os mesmos imaginam. Dez anos depois dessa narrativa abordar essa margem do passado, Victor foge da cadeia em busca de justiça e disposto a achar Eli, até então seu maior inimigo.


Essa história traz muito sobre o bem e o mal, até onde o ser humano é capaz de chegar por atitudes “boas” e até onde chega por maldade. A narrativa vai ser colocada em 3° pessoa e sempre sendo pautada na perspectiva de todos os personagens. Esse livro apresenta uma escrita muito bem construída e traz pensamentos que deveriam ser analisados com muita cautela por nós mesmos.

POR LUGARES INCRÍVEIS



"Por lugares incríveis" é o livro de estreia da autora Jennifer Niven. Temos a história de dois jovens que se encontram na torre de um sino da escola, com o propósito de tirar suas próprias vidas. Violet é uma garota popular e cheia de amigos, porém, sofre com o trauma de ter perdido sua irmã mais velha. Theodore é um garoto depressivo, conhecido como aberração por aparecer na escola encarnando personagens excêntricos.


Esse livro vai abordar a perspectiva de pessoas que sofrem com problemas de depressão e tendências suicidas, trazendo em narrativa a história de dois jovens bem diferentes, porém com muitas semelhanças dentro de si. Um detalhe interessante é que já existe um filme sobre essa história, que para quem quiser já está disponível na Netflix.



QUEM É VOCÊ, ALASCA?



Esse é um dos livros do famoso autor John Green, que estourou com o lançamento de "A culpa é das estrelas". Se trata da história de Miles Halter, um adolescente fissurado por célebres últimas palavras. Cansado de sua vidinha pacata e sem graça em sua cidade, o mesmo vai estudar em um colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de “O grande Talvez”. No meio disso, Miles encontra Alasca Young, e depois disso sua vida nunca mais seria a mesma.


Particularmente, tenho que dizer que esse é sem dúvidas o meu livro preferido do John. Ele vai retratar a visão eloquente de um indivíduo que busca um talvez na vida, mas descobre que a própria vida é um grande talvez. A narrativa é feita em 1° pessoa e a história é dividida entre antes e depois, mostrando para quem está lendo uma vertente de pensamento sublime e muito reflexivo aos olhos do autor.

EXTRAORDINÁRIO



O livro do autor R.J Palacio vai contar a história de August, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética e, por consequência, possui uma severa deformidade facial. Sem nunca ter frequentado uma escola devido às diversas cirurgias que fez no rosto, o mesmo se vê sendo obrigado a enfrentar esse desafio ao ser matriculado na escola Beecher Prep, lutando diariamente com o bullying e a falta de compaixão do ser humano.


Esse livro traz a visão de empatia para com o próximo e diz muito sobre pessoas que não conseguem enxergar a diversidade como algo plural. Assim, ele mostra como devemos ampliar nossos olhares e quebrar pré-conceitos para que possamos viver em harmonia.

COM AMOR, SIMON.



A autora Becky Albertali mostra mais uma vez seu incrível domínio sobre narrativas ao trazer a história de Simon. O livro, portanto, descreve a caminhada da vida de Simon Spier, um garoto comum que esconde um grande segredo: ser gay. Em sua escola, os alunos criaram um Tumblr onde todos postam o que querem e, por meio do mesmo, Simon encontra um anônimo que compartilha do mesmo segredo que o seu. Porém, nosso protagonista se vê em uma difícil situação: ser exposto pela escola inteira sobre sua sexualidade à força. Com isso, nosso personagem tem que enfrentar uma batalha de aceitação consigo mesmo e procurar se libertar de seus demônios.


Esse livro retrata muito bem a vivência de um adolescente em descoberta e em busca de se descobrir, transparecendo situações que trazem representatividade para a comunidade LGBT. Muitos telespectadores conseguem se visualizar dentro daquele cenário, e sem dúvidas a autora conseguiu fazer isso com maestria.




Enfim, essas foram algumas indicações de livros que espero terem despertado em vocês o interesse de se aprofundar na literatura, que é tão rica e importante. É sempre válido ressaltar que nunca é tarde para começar, desde aquele plano que estava no papel há anos, até a abertura de um livro e a descoberta de um universo maravilhoso e tão mágico que é o das palavras!







O Otageek é um portal de jornalismo cultural independente que produz conteúdo sobre cultura pop com uma abordagem mais próxima do Jornalismo e distante dos clickbaits, fake news e achismo.

© 2020 - Otageek BR . All Rights Reserved.