• Lucas Almeida

OtageekCAST #29 | 20 anos depois de 'X-Men: O Filme'

Atualizado: Ago 25


Há exatamente 20 anos o cinema mudava, e junto a ele a importância dos super-heróis nas telonas. Em 2000 estreava nos cinemas X-Men: O Filme, popularizando o gênero e mostrando aos estúdios que investir nele poderia ser claramente lucrativo.



Bem, com o roteiro de David Hayter e a direção de Bryan Singer, X-Men: O Filme não foi adaptado como de fato os mutantes eram retratos nos quadrinhos. Uma das principais escolhas em relação ao projeto foi a de abandonar o aspecto juvenil com o intuito de chamar a atenção dos adultos, pelo simples fato dos longas inspirados em quadrinhos ainda não serem populares no cinema.


Essa decisão proposta pelo estúdio levou a algumas escolhas cruciais para o sucesso do longa. Dessa vez, os X-Men não seriam coloridos, pelo contrário, eles usariam uniformes pretos e de couro, tendo uma forte influência trazida pelo filme Matrix. Felizmente, essa visão agradou o público e levou o filme a ser um grande sucesso na época.


Outro ponto extremamente positivo foi a escalação de dois nomes importantíssimos na indústria hollywoodiana. No papel de Charles Xavier estava Patrick Stewart, enquanto Ian McKellen assumiu o manto de Magneto, trazendo toda vilania necessária ao anti-herói e a dinâmica certeira para o embate dos dois personagens.



Outros nomes não tão populares naquele ano fizeram parte também do elenco, incluindo James Marsden como Ciclope, Famke Janssen como Jean Grey, Anna Paquin como Vampira, Rebecca Romijn como Mística e Halle Berry no papel de Tempestade. Mas o que ninguém imaginava era que Hugh Jackman seria a principal escolha e o motivo do verdadeiro sucesso do Wolverine e da longevidade da franquia.


Leia também:
5 atores para o novo Wolverine


Entretanto, Jackman não foi a primeira escolha para viver Logan. Nomes como Dougray Scott e Russell Crowe foram os primeiros cogitados pelo estúdio. Porém, para a alegria dos fãs e mesmo que Jackman não cumprisse os requisitos físicos essenciais do personagem nos quadrinhos, foi ele quem viveu o personagem. Hoje, inclusive, é muito difícil imaginar outra pessoa interpretando o herói e até mesmo desassociar o Wolverine do astro.


Atualmente, X-Men: O Filme pode até não ser tão atrativo, chegando a ser pouco apoiado pelos jovens que consomem filmes e séries de super-heróis, mas a importância do lançamento do longa na época foi gigantesca. A trama trouxe o primeiro super grupo de heróis para as telonas e chamou a atenção dos estúdios para o futuro lucrativo que o gênero traria para Hollywood.


Leia também:
- 5 atrizes para a nova Tempestade (Ororo Munroe)
- 5 atores para o novo Ciclope (Scott Summers)
- 5 atrizes para a nova Jean Grey
- Conheça a história e a mente de David Haller (Legião)
- Por que X-men: Fênix Negra foi um fracasso?

Ouça agora o nosso podcast em que comentamos sobre os 20 anos de X-MEN:

Apresentação: Riuler, Norman, Lucas e Thiago.


Ou se preferir ouça online a partir do nosso player no Castbox:


Quer saber mais sobre o universo da Cultura Pop? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.



otageek amazon prime .jpg