• Isabelle de Paula

10 filmes para assistir no mês do Halloween

Atualizado: Out 6


O Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, é comemorado no dia 31 de outubro, na véspera da festa cristã ocidental Dia de Todos os Santos. O Halloween é celebrado de muitas formas, especialmente no exterior, com festas a fantasia, visitas à casas alheias pedindo “doces ou travessuras”, atrações assombradas etc. Muitos fãs de cinema gostam de comemorar o mês assistindo a filmes assustadores e com temática de Halloween.


Portanto, venho por meio desta lista lhes presentear com 10 opções de filmes para a sua maratona.


1. Beetlejuice (1988)



Dirigido por Tim Burton e estrelado por Winona Ryder, Michael Keaton, Geena Davis e Alec Baldwin, "Beetlejuice" é considerado por muitos um clássico do Halloween. O filme acompanha o casal Bárbara (Geena Davis) e Adam (Alec Baldwin) que, após morrerem em um acidente, passam a assombrar sua antiga casa, sem conseguir sair da mesma.


Quando uma nova família se muda para a residência com sua filha Lydia (Winona Ryder), o casal fantasma começa uma tentativa de assombrar os novos residentes a fim de ter sua casa de volta.


Beetlejuice é uma opção ideal para aqueles que não gostam muito se de assustar, mas adoram dar boas risadas. Uma obra cheia de cores e com personagens e figurinos marcantes... repleto de ideias para fantasias!


2. A Bruxa (2015)



Dirigido por Robert Eggers e estrelado brilhantemente por Anna Taylor-Joy, sendo essa a estreia de ambos no cinema, “A Bruxa” se passa no século XVII, em uma fazenda para onde uma família acabou de se mudar. Pouco tempo após a mudança, coisas inexplicáveis começam a acontecer e os membros da família passam a desconfiar de sua filha mais velha, Thomasin, que é a narradora da história.


Considerado por muitos um dos melhores filmes de terror da década de 2010, “A Bruxa” possui uma atmosfera arrepiante e imersiva, junto a performances notáveis. Sendo assim, uma opção perfeita para sua maratona.


3. Coraline (2009)



O filme de fantasia e animação em stop-motion "Coraline", baseado no livro de mesmo nome escrito por Neil Gaiman, foi dirigido e escrito para a tela por Henry Selick. Ele acompanha a garotinha de 12 anos Coraline (dublada por Dakota Fanning) que, após se mudar para uma nova casa com seus pais, se sente entediada e decide perambular pela residência.


É quando encontra uma porta secreta que a leva para outra dimensão de sua vida, uma versão melhor que a original... pelo menos era isso que ela pensava, até que as coisas saem do controle e se tornam demasiadamente perigosas.


"Coraline" foi responsável por aterrorizar diversas crianças e até mesmo adultos em seu ano de estreia, mesmo sendo um filme que se encontra na categoria "infantil". Além disso, é uma obra deslumbrante que promete te leva para uma aventura e que pode, além de te assustar (esperançosamente), te divertir.


4. O Que Fazemos nas Sombras (2014)



Dirigido por Taika Waititi e Jemaine Clement, o filme acompanha um grupo de cineastas que resolvem registrar a vida de quatro vampiros na casa em que os mesmos compartilham na Nova Zelândia. Os amigos imortais lidam com problemas mundanos de convivência e procuram se manter atualizados sobre a vida moderna.


Com performances, ambientes e figurinos marcantes, "O Que Fazemos nas Sombras" promete te proporcionar muitas risadas, além de te emergir no clima de Halloween.


5. Invasão Zumbi (2016)



O filme sul-coreano de terror dirigido por Yeon Sang-ho e estrelado por Gong Yoo se passa em na cidade de Seul que, após um vírus desconhecido tomar contra do país, entra em estado de emergência. Passageiros de um trem com destino a Busan, a única cidade do país que não foi afetada pelo vírus, se encontram em uma luta pela sobrevivência.


Assustador, surpreendente e emocionante, "Invasão Zumbi" é um dos filmes de terror coreanos mais comentados da última década.


6. Possuída (2000)



Dirigido por John Fawcett, "Possuída" acompanha duas irmãs adolescentes inseparáveis, Ginger Fitzgerald (Katharine Isabelle) e Brigitte Fitzgerald (Emily Perkins). Após Ginger ser atacada por uma criatura selvagem, seu comportamento muda de uma forma um tanto bizarra, preocupando sua irmã Brigitte.


Um terror coming of age arrepiante e simbólico, com diversas características marcastes do ano 2000.


7. Thelma (2017)



O filme norueguês dirigido por Joachim Trier e protagonizado por Eili Harboe conta a história de Thelma, uma jovem introspectiva que, ao deixar a casa dos pais religiosos para estudar fora, descobre que é portadora de uma energia sobrenatural que afeta a si mesma e tudo ao seu redor.


"Thelma" é um drama e terror coming of age intrigante que aborda temas importantes de uma maneira singular.


8. Nós (2019)



Na trama dirigida por Jordan Peele, os personagens Adelaide (Lupita Nyong'o) e Gabe (Winston Duke) levam seus filhos para uma viagem rápida para à praia, quando a família se encontra refém de um grupo com aparências iguais às suas.


Arrepiante e meticuloso, "Nós" deixa o telespectador na borda de seu assento. Um filme com roteiro e performances memoráveis.


9. O Estranho Mundo de Jack (1993)



O filme de animação dirigido por Henry Selick acompanha Jack Skellington (Chris Sarandon), um ser fantástico que mora na Cidade do Halloween que é cercada por outras criaturas fantásticas. Cansado da monotonia do Halloween na cidade, Jack deixa a mesma e passeia pela floresta, onde encontra portais que o levam a tipos diferentes de festividades.


Sendo o filme mais festivo da lista, "O Estranho Mundo de Jack" não vai falhar em te colocar no clima de Halloween.


10. "It - A coisa"



No filme baseado no livro de Stephen King e dirigido por Andy Muschietti, um grupo de crianças resolve se unir para investigar o desaparecimento de diversos jovens da cidade de Maine - incluindo o irmão de um deles - e se encontram em grande perigo, sendo obrigados a enfrentarem seus maiores medos.


"It - A coisa" pode te aterrorizar e te fazer rir nos momentos certos. Uma história que, além de sobrevivência, trata-se de amizade e companheirismo. Além de ser outra obra com diversas ideias para fantasias!


Leia também:



Faça como o Pennywise e apoie o Jornalismo Cultural independente seguindo o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.

otageek amazon prime .jpg